quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As músicas mais “blogadas” em 2011 Ou: Veja como eu tenho bom gosto!


Não acredito que você ainda não conheça o site do Hype Machine. A ideia dele é genial: agregar canções postadas em mais de 400 blogs epecializados e atualizar frequentemente as músicas mais favoritadas no momento. No final de cada ano, o site faz um ranking dos 50 álbuns mais bem posicionados. É o que eles chamam de Zeitgeist (que significa “espírito da época” ou alguma coisa do tipo e se lê tzaitgaisst).



  Perceba: se fosse uma simples pesquisa sobre popularidade, aberrações musicais como as de Ke$ha apareceriam no topo da lista, já que a humanidade padece de uma endemia chamada mau gosto. Mas não é o caso: a pesquisa ocorre entre as pessoas que realmente se interessam por música, que realmente entendem de música, que dedicam parte de suas vidas a blogs sobre música. Assim, felizmente, Lady Gaga aparece apenas na posição 37 (embora a popularidade dela seja enorme a ponto de acumular absurdos 17 milhões de seguidores no Twitter) e não se faz menção alguma a Ke$ha.
  Fico feliz porque três dos que eu mencionei aqui, há duas postagens, foram lembrados como melhores do ano: The Decemberists ficaram na oitava posição, Adele na sexta e Fleet Foxes na segunda posição. Pelo menos para música, eu tenho bom gosto: fim de prova.
   Para ver as outras bandas do Zeitgeist 2011 vá até http://hypem.com/zeitgeist/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário