quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Bem-feito" ou "benfeito"? "Bem-vindo" ou "benvindo"? Leia isto e se assombre com a sua ignorância!

 

    Outro dia minha querida amiga Deborha me ensinou que a palavra que se escrevia "bem-vindo" passou a se grafar "benvindo" depois do Acordo Ortográfico de 2010. Eu passei um bom tempo admirando essa grafia, pois para mim parecia totalmente estranha. Fiquei tão ansioso para usar o conhecimento recém-adquirido que acabei me confundindo e escrevi, na última postagem, sobre uma questão "benfeita", e disse que a Deborha é que havia me ensinado a escrever assim.

    "Não ensinei, não", disse a Deborha. "O que eu disse foi com relação à palavra 'benvindo'!" 

    Aí eu fiquei confuso. É "Bem-feito" ou "benfeito"?  Após alguma pesquisa na Internet, descobri que*:

   - Segundo o mais novo acordo ortográfico, "bem" se agrega com hífen a palavras com que forma um adjetivo ou substantivo composto: bem-aventurado, bem-sucedido, bem-humorado, etc.

   - Pelo mesmo acordo (vai entender!), "bem" se aglutina com o termo seguinte nas palavras benfazejo, benquerer, benvindo e... benfeito.

   - Mas nem sempre se escreve "benfeito"! Por exemplo, quando o conjunto representa um advérbio modificando um verbo ou particípio, escreve-se "bem feito". Veja: na frase "O bolo foi bem feito por Maria", o advérbio "bem" está modificando o sentido da palavra "feito". Repare que a frase ainda faria sentido se fosse "O bolo foi feito por Maria", mas "bem feito" realça as qualidades culinárias de Maria.

    No final das contas, eu escrevi corretamente no texto sobre o ENEM - toda questão no vestibular deveria ser benfeita. Mas escrevi corretamente pelo motivo errado! (Ah, se na vida fosse sempre assim! Ah, se raciocínios errados sempre conduzissem às ações certas!)

    De acordo com o site Migalhas**:

"Só pelo teor do Acordo – o qual, sem estabelecer critérios seguros, afirma, de modo fluido e inconsistente, que o advérbio "bem" pode ou não aglutinar-se ao segundo elemento – já se vê a total impossibilidade de fixar uma regra que solucione os problemas do hífen em hipóteses como a da consulta."

    Ou seja, caro leitor, trata-se de um mistério insondável. A única forma de saber quando se deve juntar o "bem" à palavra é recorrer ao dicionário. Só venceremos a nossa ignorância quando reunirmos disposição para ficar consultando o pai-dos-burros.

*  http://www.portuguesnarede.com/2010/08/bem-feito-ou-benfeito.html
**http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI126672,41046-Bem+vindo++bem-vindo+ou+benvindo
   -- Esses dois sites estão recomendados!


Um comentário:

  1. Esse texto, apesar de apressado, está bem feito! Melhor, a escrita do blog como um todo é benfeita. Além do mais, é quase um "Bem-feito" (daqueles de criança chata) naqueles que não costumam recorrer ao ilustríssimo Aurélio e seus colegas em momentos de dúvida.
    Confesso que tb fiquei confusa. Eu já tinha lido vários comentários do Novo Acordo Ortográfico e nunca tinha batido o olho nessa regra do "benfeito". Até porque de acordo com a antiga gramática, esse termo é uma locução e não um vocábulo composto. (?)
    É engraçado peceber que meu raciocínio muito lógico levou a conclusão errada, e o seu, que não foi certo, acertou em cheio. C'est la vie!
    Quem diria que o "bem" pudesse causar essa estranha confusão. Rsrs! Façamos o bem, bem feito ou benfeito. Mas feito e bem. Beijo!

    ResponderExcluir