quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A mesa mais legal do mundo E: Aprenda a fazer figuras que se mexem sozinhas!


O Red Dot Design Award é um prêmio internacional de design de produtos oferecido pela Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha. O vencedor do concurso em 2011 foi a empresa John Leung, pela mesa que batizou de Magic Carp-pet. Veja que coisa fabulosa:


Não há tecnologia alguma aqui, mas apenas um efeito óptico conhecido como padrão moiré, que ocorre, por exemplo, quando duas grades com movimento relativo entre si se superpõem periodicamente, causando uma ilusão de movimento. As figuras seguintes, da Wikipédia, ajudam a entender o que acontece:



A interposição e superposição das faixas das grades criam padrões de interferência. Agora veja o que acontece quando uma das grades se movimenta:


Para demonstrar como você pode fazer sua própria animação com papel e transparência, eu preparei uma animaçãozinha com todo carinho (ah, meu Deus, estou gastando tempo demais com esse blog...). Clique abaixo para ver:


Esta animação é a superposição das duas figuras mostradas abaixo. Atenção à explicação: a grade é formada por várias faixas de largura de 6 pixels, separadas entre si pela distância de 1 pixel. Veja-a se mexendo sozinha:


O que eu vou chamar de “figura de encaixe” é constituída de barras de 1 pixel de largura, separadas entre si por 6 pixels, que têm alturas variadas de modo a formar um círculo. A minha animação tem seis desses "círculos de encaixe":


Veja que a figura não precisa de mover, apenas a grade. Você vê um círculo preenchido quando a figura de encaixe se ajusta do modo correto à grade. Pois bem: a grade se desloca um pixel por vez e a cada posição apenas um círculo é visível, estando os outros cinco escondidos pelas faixas da grade.


A partir deste princípio se pode criar qualquer animação de seis quadros. Tem até um livrinho muito legal com várias dessas animações:



Você pergunta: como poderei eu, Calebe, fazer minhas próprias animações Moiré? Em tese não seria tão difícil: bastaria imprimir uma grade numa daquelas transparências de retroprojetor (ainda fabricam isso?) e arranjar uma animação de seis imagens, cada uma delas "fatiadas" como os meus círculos de encaixe (estou começando a achar que "círculo de encaixe" é um nome meio idiota...), que devem estar posicionadas entre si da maneira correta.

Mas na prática, amigo, a coisa não é tão simples. Todo o segredo da coisa está na proporção entre a grade e as figuras, que deve ter uma precisão milimétrica. Pela minha experiência, imagino que a rugosidade do papel, a imperfeição da impressora e os ventos do Norte hão de conspirar contra a precisão necessária. Mas você pode tentar, quem acredita sempre alcança...



Um comentário:

  1. Rsrsr! E não é que o rapaz tem interesses um tanto quanto diversos... Vamos ver se alguém se arrisca a fazer seu próprio moiré. Gostei do texto! ;)

    ResponderExcluir