sábado, 26 de novembro de 2011

Sobre o orgulho de ser nordestino e outras bobagens

   Quando o caso Mayara Petruso estourou (lembra-se dele?) eu tive a ideia de desenvolver um joguinho em Flash que teria por nome Afogue o Nordestino. O objetivo do jogador seria analisar um grupo de pessoas, parcialmente imersas num reservatório com água, e afogar apenas as que fossem nordestinas, pressionando sua cabeça para baixo. A minha ideia era ridicularizar a pregação de Mayara, segundo quem os nordestinos deveriam ser afogados pelos muito superiores paulistas. É o tipo de estupidez que só por ser mencionada deveria provocar gargalhadas, mas que algumas pessoas insistem em levar a sério.

  O meu projeto não foi levado adiante por dois motivos: Um, os meus conhecimentos de programação em ActionScript estavam longe de ser suficientes para construir um joguinho; dois, eu acreditava que aquele surto de idiotice passaria logo, e assim o jogo ficaria desatualizado. Pois não é que, volta e meia, leio em redes sociais comentários de pessoas que dizem o mesmo tipo de bobagem sobre os nordestinos?
  Essas pobres pessoas se dizem orgulhosas por terem nascido em São Paulo ou no Sul do país. Entendamos: geralmente os vaidosos se orgulham por algum talento que têm ou por algum objetivo que conquistaram. Se isso não é muito elegante, pelo menos pode ser justo. Muitas vezes a arrogância é o prêmio que as pessoas dão a si mesmas por terem alcançado um alvo. Mas algumas pessoas, que com toda probabilidade não têm talento nenhum, não conquistaram nada e têm tanto senso crítico quanto as Bananas de Pijama, se orgulham de ter nascido neste ou naquele lugar, como se fosse possível imaginar algum mérito nisso. Para mim parece evidente que as pessoas que se orgulham de ter nascido no Sudeste – ou no Nordeste, ou na Polinésia – não têm absolutamente nenhum motivo para se orgulhar, coitadas.
  Quando algum comentário preconceituoso aparece nas redes sociais, geralmente os nordestinos se ofendem e acabam tentando combater estupidez com estupidez: dizem que se orgulham de ser nordestinos. Quase sempre põem-se a citar personalidades nordestinas (Chico Anysio, Ariano Suassuna e Rachel de Queiroz são muito lembrados*) que poderiam confirmar o que na verdade não precisa de confirmação: podem nascer pessoas talentosas no Nordeste do Brasil. Outro argumento bastante invocado é a participação dos cearenses no vestibular do ITA: nos últimos cinco anos, o índice de aprovação do Ceará foi 5,2%, contra 0,3% do Rio Grande do Sul, por exemplo. Ainda que isso mostrasse que os cearenses são mais espertos (certamente não mostra), é o silogismo “Eu sou cearense/Você não é/Os cearenses são mais espertos/Eu sou melhor que você” é bastante ingênuo...
  Por outro lado, eu entendo quando alguém diz que gosta de ser nordestino (e talvez esse seja o significado da frase “Eu tenho orgulho de ser nordestino”). Mostra que se identifica com a cultura do Nordeste que, verdade seja dita, é alegre e rica. Eu entendo este sentimento, e até compartilho dele. O que me custa compreender é que ainda hoje haja gente que acredita mesmo que alguns humanos são inferiores por causa da sua certidão de nascimento. Ultimamente tenho me policiado para não acabar pensando que essas pessoas, elas sim, são inferiores em relação ao restante da humanidade.


 * Alguns nordestinos muito bem-sucedidos em suas respectivas áreas que merecem minha admiração: no Direito, Clóvis Beviláqua; na Música Clássica, Alberto Nepomuceno; na poesia, João Cabral de Melo Neto; na Matemática, Maurício Peixoto (já ouviu falar do teorema de Peixoto?), na Física, Dalton Girão Ellery Barroso (o homem que “decifrou a bomba atômica”). Nunca vi ninguém mencionar essas pessoas em discussões na Internet...


4 comentários:

  1. Suas palavras me emocionam!!! Tenho orgulho de ser nordestino! *-*

    ResponderExcluir
  2. um nordestino que me dá orgulho: Calebe Alve, por esse blog calebante!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com estes teus argumentos. Tenho orgulho de ser nordestina!!

    ResponderExcluir
  4. E o que dizer dos que se dizem "orgulhosos de serem nordestinos" apenas porque votou no PT e assim derrotou Bolsonaro aqui no nordeste?

    ResponderExcluir