segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Física e o fim do mundo

  Fui convidado pelo meu amigo Elias Bruno a participar de um programa de rádio do qual ele é um dos colaboradores. O programa se chama Novas Ondas e é realizado pela Rádio Universitária, 107.9. É muito bem feito e com certeza eu serei um ouvinte assíduo.
  O programa de estreia, que foi ao ar às 14:30 de hoje, 21 de novembro, tinha como tema o Fim do Mundo e contou com a participação de teólogos, psicólogos e estudantes da UFC. Segue a minha contribuição à discussão, com comentários adicionais.
  Primeiro: dificilmente o ser humano causaria a destruição do planeta. Somos muito pequenos e a Terra, muito grande. O aquecimento global, por exemplo, poderia fazer um estrago razoável, mas causar o fim da vida, não. Aliás, ainda não é consenso que o aquecimento do globo seja antropogênico.
  Segundo: destruição da Terra mesmo, só por um fator externo. A colisão de um meteoro de tamanho comparável ao do planeta seria muito perigosa, mas é extremamente improvável. A última foi há 65 milhões de anos e causou o desaparecimento dos dinossauros. Um dado interessante: a frequência média com que detritos interplanetários atingem a atmosfera terrestre é inversamente proporcional ao quadrado do diâmetro do projétil. Meteoritos do tamanho do que causou a cratera do Arizona, de 100 metros de diâmetro, são esperados apenas uma vez a cada 10000 anos. A próxima “estrela cadente” das dimensões da que incidiu sobre Sudbury, no Canadá (de 10.000 metros de diâmetro) só virá daqui a 100 milhões de anos.



  Terceiro e último: não haverá nenhuma colisão séria em 2012. Um meteoro perigoso já teria sido detectado pelo menos já na década passada e hoje seria visto a olho nu*. Estamos seguros por enquanto.

*Mais informações tranquilizadoras estão disponíveis no site da NASA, www.nasa.gov. 

2 comentários:

  1. ow, eu fui injusta! foi legal o comentario, digno de se exibir por ai.
    hehe
    beijão!
    eu fiquei realmente feliz de saber disso, pq a gente ouve tanto falar o contrario, né/;

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que nada que vem do espaço esta por vir e acabar com a raça humana...ufa.....mas
    perai e no caso de fatores internos como tsunames e etc(não sei outras coisas).. será que é pra voltar a se preucupar rsrsrsrs!!!

    ResponderExcluir