terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O relógio de Sheldon Cooper


   Amigos, postaram no facebook a imagem de um relógio creditado a Sheldon Cooper, o nerd arrogante da sensacional série The Big Bang Theory. Em vez de simples algarismos, cada hora do dia é representada por uma conta:


    Aqui vai a explicação para cada cálculo:
    - tan(45°), isto é, a tangente de 45 graus, é 1 porque uma inclinação de 45 graus determina uma altura 1,0 vez maior que a largura que ela origina;
    - A raiz quadrada de 4 é 2, pois o número que, multiplicado por si mesmo, resulta em 4 é 2.
    - Round(π) é o maior número inteiro menor que pi. Como pi é aproximadamente 3,14, round(π) = 3.
    - ln(e4) é o logaritmo natural (isto é, na base e, o número neperiano), do próprio número neperiano elevado a 4. Por definição, ln(e4) = 4.
    - Se x² =3² + 4², x = 25 = 5. Os números 3,4,5 podem ser lados de um triângulo retângulo, pelo que constituem o terno pitagórico primitivo mais simples. Atualização: O numero -5 também é solução da equação para x. O leitor do relógio terá que admitir que está buscando uma solução positiva.
    - 3! (lê-se 3 fatorial) é o produto de todos os números inteiros de 3 até 1. Ocorre que 3! = 3x2x1 = 6. Este produto merece um símbolo porque o número de modos de arranjar três objetos A, B e C é 3! = 6 (ABC, ACB, BAC, BCA, CAB, CBA - 6 possibilidades).
    - 6.999999..., onde o 9 se repete infinitamente, é igual a 7, pois 0.99999.. = 1, como explica o quadro abaixo.


    - 16/2 é, se não nos engana o raciocínio, igual a 8.
    - 3*3, se nos lembramos da tabuada, é igual a 9.
    - Acredito que [g] queira dizer o maior número menor que a aceleração da gravidade em m/s², que é 9,8. Essa representação para o número 10 é péssima, pois ao contrário de todos os outros números do relógio, a aceleração da gravidade tem uma dimensão e pode assumir qualquer valor, dependendo da unidade escolhida. Sheldon Cooper não aprovaria isto.
     - 0b é uma representação muito obscura do número 11, na chamada numeração de base zero. Nela, o primeiro algarismo é sempre 0 e os números 10 e 11 recebem dígitos especiais, geralmente as letras a e b, respectivamente. Assim, 11 fica 0b. Não conheço nenhuma aplicação séria para a numeração de base zero.
     - (1100) é o número 12 em código binário, aquele em que cada algarismo representa um múltiplo duma potência de 2. O quadro abaixo explica direitinho esse negócio.

   Este não é o melhor relógio nerd. Pesquisando "Math clock" no Google Imagens aparecem vários modelos que se baseiam na mesma ideia. Mas o meu preferido é este:
    As luzes são de LEDs que acendem ou apagam de acordo com a representação binária dos números (1 ou 0). O relógio da figura acima, por exemplo, marca 13:05:19. Você é capaz de dizer por quê?

8 comentários:

  1. Quase comprei esse relógio uma vez, mas minha esposa achou muito Nerd. É base binária que tem esses valores
    De baixo para cima, na vertical: 1,2,4,8
    Assim, a primeira coluna da direita, lendo-se de baixo para cima tem os valores acesos 1 e 8 (1+8=9). Como tem seis colunas, seria para o formato HH:MM:SS.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É bem nerd considerar tanto a opinião da esposa... rsrsrs, brincadeira.
    Fico feliz que você tenha visitado meu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Sabe onde posso comprar o primeiro relógio? Ele é demais *-*
    E esse segundo, eu não ia saber ver hora, mas é lindo!

    ResponderExcluir
  4. Maria você pode comprar no aliexpress.com

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao 0b, não seria a forma hexadecimal do 11? Usei este conversor http://www.convertworld.com/pt/numerais/Sistema+hexadecimal.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não, Helder.
    A numeração na base hexadecimal usa os símbolos {1,2,3,...,10,A,B,C,D,E,F}, sendo que o 11 corresponde ao símbolo B.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Onde eu encontro pra comprar o segundo relógio???

    ResponderExcluir