sábado, 15 de outubro de 2011

Primeiro post sobre música: Sérvios, coreanos, noruegueses e mexicanos, unidos por um mesmo - e brasileiríssimo - som

Bossa Nova Around the World: Esse cd foi a causa de esse blog ter emergido à existência.
Foi-me presenteado pela Claudiana, apesar de o aniversário ser dela: agora estou me perguntando como é que fui eu que acabei sendo presenteado.
Bem, eu gosto muito quando artistas estrangeiros se interessam pela cultura brasileira, me sinto como se estivessem a fazer uma homenagem a mim. 
Sabe quando toca aquela música que você adora na rádio e você, emocionado, põe no volume mais alto e fica tentando cantar? Você tem a música no seu MP3 e age como se nunca a tivesse ouvido antes! É que parece que aquela canção foi dedicada a você, já que ela lhe é tão cara. Pois então: é mais ou menos esse o sentimento que tenho quando ouço artistas estrangeiros cantando bossa nova.
Bossa Nova Around the World é uma reunião de 12 artistas de várias nacionalidades tocando a genuína música brasileira. Agradam-me especialmente: Jardin D'hiver, composta pelo israelita Keren Ann e aqui docemente interpretada por Bïa, franco-brasileira; Melancholisch Schön, do grupo alemão 2raumwohnung; Menina Moça, que começa com uma flauta de forró antes de seguir com uma batida de bossa e jazz, pelo trompetista sérvio - sérvio! - Dusko Goykovich; e Vakker Natt, que é uma versão em norueguês da tão célebre Corcovado interpretada por uma das principais vocalistas de jazz daquele país, Hilde Hafte.
O álbum é delicioso e quem gosta de bossa nova deve se sentir obrigado a conhecê-lo. Está disponível para download na rede, graças a Deus: o meu CD está arranhado e eu teria perdido quatro faixas não fosse isso. Claro que eu posso baixar para ouvir o álbum, já que eu paguei por ele (ou melhor, a Claudiana pagou); você está convidado a pagar por ele também, como nos mandam as regras de civilidade.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ai depois você me vem com uma história de que "você" não tá com nada.
    eu nunca li tanto "você".
    fora essa incoerencia, lindo, lindo!
    ai, como eu to ficando boba..

    ResponderExcluir