sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sobre a hipocrisia do texto anterior Ou: Uma crítica de mim por eu mesmo

(queira ver o post anterior, sobre o martírio; este texto é um acréscimo àquele)
  Na última vez que meu espírito, perturbado, se decepcionou com Deus, eu estava numa fila de supermercado (sim, às vezes eu me decepciono com Ele; mas na maioria das vezes a crise é breve e a gente acaba fazendo as pazes logo).
  Pois bem: na última vez que me decepcionei com Deus estava, para ser mais específico, na fila das Lojas Americanas para comprar o meu lanche da tarde. Uma mulher muito velha e pobre estava tentando fazer compras, mas talvez tenha errado nos cálculos: não tinha dinheiro suficiente para levar tudo e precisou devolver quase metade do que tinha posto no carrinho. Senti uma pena, uma pena!...
  Ela foi embora levando duas ou três sacolinhas de plástico; muitas outras pessoas passaram pelo caixa e pagaram seus itens; chegou a minha vez e eu paguei com o cartão de crédito; sentei num banquinho para saborear o meu lanche – e durante todo esse tempo estava pensando na velhinha e em toda a fome que há no mundo, culpando a Deus pela injustiça social e tantas outras misérias humanas.
  Quando decidi parar de pensar nisso para apreciar melhor minha merenda, uma questão óbvia me veio à mente: por que é que eu não tinha feito nada para ajudar a velhinha? Aliás, por que é que eu nunca fazia nada? Talvez pudesse ter ajudado a mulher, mas em vez disso estava ali comendo batata Pringles e tomando Coca-cola (vide ilustração)

  Então concluí que talvez eu não fosse tão altruísta quanto imaginava. Olhando para a questão agora não posso deixar de obter a mesma conclusão. Todas as vezes em que ajudei alguém (falando em termos práticos, isto é, em dinheiro) a quantidade nunca era tão substancial a ponto de me fazer falta. Nunca era uma “oferta sacrificial”, para usar o jargão evangélico. Nunca abri mão de algo que desejava muito para favorecer a outra pessoa mais necessitada. A minha última oferta para Missões Estaduais foi vergonhosa. Gozo de perfeita saúde, mas nunca doei medula óssea. Apesar de freqüentemente passar em frente ao Hemoce, nunca doei sangue. Em vez disso eu fico teorizando sobre a inação de Deus enquanto me empanturro de carboidrato e ácido fosfórico.
  E aí eu fico escrevendo no blog essas coisas sobre sofrer pelo inimigo e o martírio dos santos e a Religião mais Excelente e blábláblá. Deus me tenha piedade.

  Comentário Importante 1: Não retiro nada do que escrevi no texto anterior. Não é só porque eu sou um hipócrita que você não deve dar atenção ao que eu digo.
  Comentário Importante 2: Eu não sou um hipócrita. Acredito mesmo no que prego, percebo que minhas palavras condenam a mim mesmo e estou disposto a reavaliar algumas prioridades. Tomei algumas resoluções a respeito disso, as quais pretendo compartilhar com os amigos mais próximos.

5 comentários:

  1. ei, tu pode fazer o cadastro da medula ossea, já fiz, mas pra doar tem que ser compativel, isso é outra lenda.
    eu fiz meu cadastro no ultimo trabalho voluntario que eu fiz! (olha-como-eu-sou-santa)
    e quanto a doar sangue, eu me pelo de medo, mas tenho vontade tb, e descobri faz pouco tempo que o hemoce funciona aos sabados, a gnt podia ir no hemoce junto, qlqr dia, tu me dá coragem!
    bo?
    outra coisa: o blog foi a melhor coisa que vc já fez pela nossa amizade, to adorando te le de vezenquando,
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma boa colocação das coisas realmente completa o post anterior

    ResponderExcluir
  3. Acheei muito interessante o que eu acabeei de leer Calebee.! & mudaa até o jeiito de pensar das pessoas. Mudou o meeu, pra falar a verdade, já tinha pensado nisso antes =)
    Ana Eliiza

    ResponderExcluir
  4. Priminha amada!
    Fico feliz que você tenha tirado um tempo para ler o meu blog!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Que Deus nos ensine a vivermos a verdadeira religião:

    "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo." Tiago 1.27

    Parabéns pelo post. Ser hipócrita é fácil, ser sincero e humilde pra admitir a hipocrisia é quase impossível (sem a graça de Deus).

    ResponderExcluir